quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

"As Brumas de Avalon" - Marion Zimmer Bradley

"As Brumas de Avalon"(The Mists of Avalon- 1979). São quatro volumes (Livro Um: A senhora da Magia; Livro Dois: A Grande Rainha; Livro Três: O Gamo Rei e Livro Quatro: O Prisioneiro da Árvore) que eu classifico como sendo daqueles livros que ninguém pode morrer sem ter lido antes!!!

Marion Zimmer Bradley escreve de uma maneira fluida e envolvente a saga do Rei Artur mas sob uma ótica singular: através dos olhos de Morgana.

É uma narrativa envolta em magia e misticismo, que relata os bastidores da vida de Artur e das Damas de Avalon, de como as culturas pagãs e cristãs estavam em choque em uma época de honra e bravura, quando se lutava pela formação da Bretanha. Esse ambiente conturbado pela constante ameaça de invasão dos saxões era entremeado pela sutileza da magia de Avalon e pela promessa da danação eterna dos sacerdotes cristãos. Tudo começa quando Morgana era uma criança, foi separada da mãe para morar em Avalon e ser criada pela própria Senhora do Lago, Viviane.

Capa de um dos volumes de "As Brumas de Avalon"

Com detalhes tão magníficos e de uma maneira tão bem escrita, os livros de "As Brumas de Avalon" são capazes de fazer qualquer pessoa desejar que tudo tenha sido verdade, e que, algum dia, um viajante ao tentar chegar à Ilha de Glastonbury erre o caminho e encontre a lendária Ilha de Avalon.

Aqui vai um trechinho, para dar aquela vontade de começar a ler já!

"Morgana fala....

Em vida, chamaram-me de muitas coisas: irmã, amante, sacerdotisa, maga, rainha. Na verdade, cheguei agora a ser maga, e poderá vir um tempo em que tais coisas devam ser conhecidas. Verdadeiramente, porém, creio que os cristãos dirão a última palavra. O mundo das fadas afasta-se cada vez mais daquele em que Cristo predomina. Nada tenho contra o Cristo, apenas contra seus sacerdotes, que chamam a Grande Deusa de demônio e negam o seu poder no mundo. Alegam que, no máximo, esse seu poder foi de satã. Ou vestem-na com o manto azul da Senhora de Nazaré - que realmente foi poderosa, ao seu modo -, que, dizem, foi virgem. Mas o que pode uma virgem saber das mágoas e labutas da humanindade?
(...) Mas esta é a minha verdade; eu que sou Morgana, conto-vos estas coisas, Morgana que em tempos mais recentes foi chamada Morgana, a Fada."

21 comentários:

Yasmini Lima disse...

Eu vi o filme..
Me encantei.. é o tipo de filme que eu quero ter em casa..
E se o filme é bom, imagino que o livro deve ser o dobro.. Geralmente dos livros que viram filmes, os livros sempre são mais completos e quem lê o livro antes tende a não gostar do filme..
Beijos =)

Yasmini Lima disse...

Oi Juliana!
Olha, eu particularmente adoro Harry Potter, Senhor dos Anéis, e outras histórias místicas, e no caso do harry potter, tenho e gosto dos livros, e não abro mao de ler sempre primeiro antes de ver o filme..
Não li o livro das brumas de avalon, mas tenho certeza q não dá pra fazer um filme só sobre os 4 livros sem perder nada, 1 filme por livro já se perde tanta coisa..

Quanto aos hamsters.. são fofos mesmo.. eu me mato de rir com eles.. é algo assim terapêutico!!

Esse que fica de barriga pra cima é o mais engraçado, quando algum dos outros passa perto dele enquanto ele ta dormindo ele acorda assustado e grita.. hahaha, quando tá de barriga pra cima, ele acorda e nao consegue se virar.. ai fica gritando que nem doido!! hahahaha

O erick falou que você quer um.. Recomendo =)

Beijinhos, e seja bem vinda sempre também ao meu blog.. =)

Dêêê disse...

Oi, tudo bem?
A Ana Gouvea me indicou o teu blog essa manhã.
Estou lendo tudo, impressionada. Realmente tu leste todos os livros? Que achado! parabéns pela iniciativa.
BBjos!

Anônimo disse...

Olá! Chamo-me Sofia e por um mero acaso uma colega de trabalho me emprestou-me os livros e eu simplesmente devorei os 4 num ápice! Simplesmente fantástico!Recomendo vivamente!

Agora vou arranjar o filme por mera curiosidade... Como é óbvio não poderá conter todos os pormenores desta grande história, como acontece com a maioria dos filmes baseados em livros. Mas torna-se um suplemento, espero também gostar.

Achei "engraçado" aí no Brasil os títulos dos volumes serem diferentes daqui de Portugal (só uma curiosidade ... )

Cumprimentos de Portugal :)

Anônimo disse...

Acredita que eu ainda nao li as Brumas de Avalon? É uma vergonha!!!! Lembro que vc e a Bá não paravam de me comentar sobre esse livro! Estou lendo outro agora, mas em breve vou pegar os livros com a Bá para ler, sair um pouco desse mundinho... dar asas a imaginacao rs ;)

Anônimo disse...

eu tou li o primeiro , tenho o quarto e estou com medo de ler , por não ter lido o segundo e o terceiro , mas vou comprar e vou ler

Anônimo disse...

eu tou li o primeiro , tenho o quarto e estou com medo de ler , por não ter lido o segundo e o terceiro , mas vou comprar e vou ler

Unknown disse...

oi, tbem como vcs sou apaixonada por livros todos todos

Juju disse...

Olá Sandra!

Seja sempre bem-vinda ao Apaixonados por Livros!!!

Vamos compartilhar essa paixão, então!

Anônimo disse...

a gostaria de saber se possui algum site onde eu possa ler virtualmente As Brumas de Avalon???

Anônimo disse...

As Brumas de Avalon foi o melhor livro que ja li na vida e olha que sou completamente viciada em leitura, li os 4 volumes em menos de uma semana não conseguia parar de ler é perfeito demais!
O filme foi uma grande decepção mais acho q é pq eu gostei demais dos livros e nunca é igual...
Quem tiver a oportunidade deve ler sim garanto que não vão se arrepender.

Nucha disse...

Eu adoro, ou melhor amo os livros das Brumas de Avalon, e tambem os primeiros que lhes dão continuação , A Casa da Floresta e A Senhora de Avalon, quanto ao filme fiquei um pouco desiludida , pela falta de partes muito importantes ao filme, acho que deveria ter sido realizado por alguem que fosse muito apaixonado pelo livro e lhe quisesse dispensar anos( como aconteçeu aos livros do Senhor dos Aneis) mas ainda tenho fê que mais alguem pegue e faça deles o seu projecto...

Malucas de BR (*.*) disse...

Então, sei que esse livro não é assim um lançamentooo e tal rsrs .. mas só puder ter o prazer de ganhar um hoje.
Pela descrição do seu texto, imagino que seja ótimo, gosto muito de ler mas por alguns motivos tive que dar um tempo nisso, mas ler não é algo que mereça tempo para parar, bom .. enfim .. quando eu ler todos os 4 livros eu comento aqui o que achei.


Vou te seguir ok, faça uma visitinha no nosso blog também, espero que goste.

BJ!

Anônimo disse...

" Alegam que, no máximo, esse seu poder foi de satã. Ou vestem-na com o manto azul da Senhora de Nazaré - que realmente foi poderosa, ao seu modo -, que, dizem, foi virgem. Mas o que pode uma virgem saber das mágoas e labutas da humanindade?"
Me chamou atenção essa parte "que dizem,foi virgem."
Esse trecho me tirou o prazer pela possível leitura do livro.Vai contra o que acredito,me incomodando muito.Nesse outro trecho ela quis induzir a repensar se Maria é ou não virgem: "Mas o que pode uma virgem saber das mágoas e labutas da humanindade?"
Me incomodou muito.Para quem não tem um vínculo com a religião,isso passa despercebido,mas para quem tem, é no minímo uma afronta.Falsa e incoerente.

patrícia gomes disse...

boas a todos,
eu pessoalmente li os quatro livros de seguida quando tinha 17 anos. lembro-me de não conseguir parar ou dormir sem acabar de ler os livros. e posso afirmar que passados 17 anos reli um dos livros e a sensação foi exactamente a mesma. quanto ao filme, é um apanhado de várias situações dos quatros livros, pelo que vale a pena ler os quatro! o enredo não pretende ser ofensivo para ninguém pelo que a questão da virgindade da virgem maria é bastante inócua, excepto se tivermos uma mente preversa e um nível de ignorância elevado. vou aproveitar para continuar a ler livros da mesma autora, para mim vale a pena.

Juju disse...

Cara Patrícia, seja muito bem vinda!

Por suas palavras, arrisco supor que você é portuguesa...

As Brumas de Avalon, como você disse, são livros tão maravilhosos que ficamos mesmo sem conseguir dormir (ou comer, ou sair de casa, ou qualquer outra coisa) enquanto não termina!

Volte sempre e obrigada por sua participação!

PATY disse...

eu li as brumas de avalon quando tinha 17 anos, depois de ter lido muita coisa, sou louca por literatura e amo a idade media e historias como as do rei arthur, quando comecei a ler, comecei pelo livro errado, nem lembro mais, mas era assim: lá longe onde lot era rei...... e agora aos 34 anos de tanta coisa que li me confundo mas a maravilhosa saga das brumas de avalon ficaram crivadas em meu espirito.....

Anônimo disse...

Embora hoje em dia seja dificil de encontrar essa informação, a autora nunca autorizou que fosse transformada em filme esse livro, pois sabia que a estória que contem uma séria crítica ao cristianismo nunca seria filmada de acordo, aparentemente após sua morte os direitos foram vendidos e ai temos mais um filme que adultera uma obra prima da literatura, o único filme baseado em um livro que foi 99% fiel foi o Senhor dos Anéis.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Teste para Layout disse...

Olá, me interesse pelos livros mas há um porem.
É preciso ler alguma outra obra sobre o Rei Arthur para ler 'As Brumas de Avalon' sem perder nada?

Unknown disse...

Há um bom tempo penso nessa Obra, As Brumas de Avalon particurlarmente é um dos melhores livros q já li. Por acaso hj resolvi procurar algo q falasse sobre a estória e encontrei seu blog.Quero t parabenizar por tal feito!!! Adorei os comentários dos q conhecem a estória do livro; o fato d sermos ou ñ cristãos, ñ influencia na forma com a qual conhecemos Deus e acreditamos nele... a busca pelo conhecimento e o entendimento das diversidades existentes,é algo inquestionável!!! Deus nunca será diminuido por nada,pois se observarmos Ele se faz presentes em todas as religiões... isso é um desabafo,pois as pessoas costumam criticar o q ñ conhecem.Cresci servindo ao Senhor junto c meus pais e irmã,em uma Igreja super conservadora aos 15 anos me afastei da Igreja e conheci o q livre arbítrio q Deus fala... ñ me afastei d Deus por isso,posso dizer q me aproximo mais dele a cada dia. Amo toda narrativa,cada livre e principalmente Viviane(meu nome) me identiquei d+com o livro e chorei em diversos momentos...rs apaixonante,simplesmente fascinante... Desculpe o desabafo!!!

Share |